Cabarets – Fase de Estudos sobre o Teatro Épico

A PARTIR DO CONJUNTO DE AULAS TEÓRICAS E PRÁTICAS ACERCA DO TEATRO ÉPICO-DIALÉTICO, TENDO COMO MATRIZ O PENSAMENTO DO DIRETOR E DRAMATURGO ALEMÃO BERTOLT BRECHT, OS ALUNOS DO 3º SEMESTRE DO CURSO TÉCNICO EM ARTE DRAMÁTICA APRESENTAM ARRANJOS CÊNICOS NASCIDOS  NESTE PERÍODO DE ESTUDOS.

Com a finalidade de aproximá-los das características do trabalho do ator épico foram apresentados conceitos como: gestus, distanciamento, e as consequentes “quebras épicas” com narrações, legendas e as canções (songs).

O teatro épico-dialético quer muito mais nos fazer pensar do que nos entreter, todavia quando nos entretemos estamos colocados no ponto de observação que faz refletir e pensar a condição humana.

Nos quadros-cenas a serem apresentados, as relações econômicas, sociais e políticas ficam expostas e são certamente discutidas propondo ao público situações cotidianas. A intenção é desvelar a realidade e nos fazer pensar alternativas para a sociedade que vivemos.

“Cabaret Brasil” e “Cabaret Mundo” são formados por pequenos quadros construídos a partir da visão múltipla e crítica de nossos alunos sobre o que os aflige e sensibiliza frente ao mundo em que vivem. As cenas são inusitadas e críticas, elaboradas com textos dos alunos, trechos das obras de Bertolt Brecht, poemas e canções que nos levam à tão necessária reflexão.

Para dar certa “unidade dramatúrgica” a estes trabalhos pensamos no “Cabaret”, cenário várias vezes utilizado por Brecht em suas peças, sobretudo como exemplo das relações de compra e venda que ali se estabelecem.

Também “Cabaret” pela forma de apresentação de variados quadros-cenas quando serão mostradas histórias pessoais que remetem a velha contradição: indivíduo X sociedade.

Nossos Cabarets resultam de forte sensibilidade artística e também política, de artistas que querem, e devem, se posicionar frente ao mundo que vivem.

O intento é incomodar!

Valeu, Sr. Brecht!

Programação

CABARET BRASIL – 21/04 (sábado) as 19:00 h

Prólogo: Brasil Índio

Cabaret Brasil: Invadindo a Terra Brasilis e Aculturando o indiozinho.

Senhor Brecht nos convida à reflexão

Mutilações Superáveis? Mulheres

Intermezzo: O artista por ele mesmo

Saúde e Segurança: intimidades públicas.

Epílogo: A Cara do Brasil.

CABARET MUNDO – 26/04 (quinta) as 20:30h

Prólogo: As Pessoas Estranhas do Mundo

Cabaret Mundo: Quanto você vale?

As Caixas de Pandora.

Liberdades Históricas

Gritos de Socorro.

Epílogo: Pessoas Estranhas podem ser felizes juntas

%d blogueiros gostam disto: