A Escola Nacional de Teatro oferece no primeiro semestre de 2016 diversos cursos extracurriculares que podem ser encarados como formação complementar para o ator ou realizados por pessoas que tenham interesses nas áreas específicas em questão. Estão programados os inicios de 5 cursos para março de 2016, as matriculas já estão sendo realizadas e as vagas são limitadas

SHAKESPEARE E SEUS DUPLOS

shakespeare

A obra de Shakespeare sofreu um processo de “monumentalização” ao longo dos séculos, fenômeno responsável pela idealização oca de seus personagens e soterramento de muitas das intenções originais que o poeta teve ao criá-los. Há alguns anos, importantes artistas e estudiosos ao redor do mundo tomaram para si a busca e resgate do que verdadeiramente está vivo em sua obra, respirando embaixo destas camadas artificiais construídas. Mobilizando algumas das ideias de Antonin Artaud, o curso pretende explorar as intenções originais do poeta e soprar vida ao “duplo” dos personagens que os alunos interpretarão. Através de exercícios cênicos calcados na mitologia e experiência pessoais de cada um, e da turma como um todo – afinal teatro é a arte do coletivo por excelência, buscaremos investigar o inconsciente destes personagens e como revelá-los nas cenas escritas por Shakespeare, cenas que levantaremos ao longo do curso. O que o dramaturgo tinha em mente, no coração e, principalmente, no inconsciente, ao criá-los? Nossa proposta original é concluir o processo com a montagem de uma de suas peças, a ser escolhida por todos. O ministrante do curso realiza uma pesquisa associada à USP e ao Shakespeare Institute na Inglaterra.

Turma:
Sábados – das 14:00 as 17:00
Valores: sob consulta através dos telefones (11) 44380960 ou (11) 44276267

OFICINA CORPO-VOZ 
Com Lilian de Lima

Encontros para reconhecer, potencializar e associar os instrumentos de expressão

liliannova

Cada indivíduo possui um instrumento corporal e vocal únicos, com suas particularidades, seus traços e potencialidades. A oficina CORPO-VOZ busca levar o participante a reconhecer esses instrumentos, expandir suas possibilidades de atuação, e associar essas duas ferramentas inseparáveis de expressão.
A oficina é aberta ao público em geral e as atividades são direcionadas tanto para profissionais que tem o corpo e a voz como recursos de trabalho e querem desenvolver as capacidades de seu ofício, quanto para pessoas de todas as áreas que tenham interesse em expandir suas próprias formas de expressão.
Os encontros acontecem como uma experiência viva e espontânea, e esse ato em grupo no aqui e agora busca ampliar as formas de se relacionar com o outro e consigo mesmo, com sua própria voz e corpo, e com os estímulos que o cercam.
CORPO – As atividades buscam desenvolver uma prática consciente através do reconhecimento e expansão do potencial corporal dos participantes. O treinamento consiste em: consciência corporal; introdução à técnica de contato-improvisação; reconhecimento da relação corpo-espaço; desenvolvimento da imagem interna e externa; percepção individual e coletiva de movimento.
VOZ FALADA – Construção de formas distintas da voz falada. Narrações, diálogos, depoimentos, descrições, poemas, são algumas delas. Além disso, a oficina propõe o estudo de conceitos como ritmo, altura, volume, fruição, e outros elementos que interferem diretamente na elaboração de diferentes formas de expressão.
VOZ CANTADA – Introdução sobre o funcionamento do aparelho vocal, aplicação de exercícios de aquecimento para manutenção da saúde da voz e prática do canto em si. O treinamento busca exercitar a voz cantada como uma forma orgânica e natural de expressão. São aplicados exercícios de circulação da voz, respiração, ressonância, colocação, articulação e conceitos como imagem interna e externa do som, oposição, apoio/sustentação, intenção, entre outros.

Turma:
Sábados – das 13:00 as 16:00
Valores: sob consulta através dos telefones (11) 44380960 ou (11) 44276267

EXTENSIVO DE PALHAÇO
Com Alessandra Siqueira

1016054_540082439382111_1509312908_n

Conteúdo:
Máscaras : Neutra, larvária, meia máscara e Commedia Dell’Arte
Historia do Circo
Relação Branco x Augusto
Jogos e Improvisações
Corpo Cênico
Caracteristicas pessoais ampliadas
Cenas clássicas do circo
Montagem de espetáculo experimental

Turma:
Segundas – das 19:30 as 22:30
Valores: sob consulta através dos telefones (11) 44380960 ou (11) 44276267

CANTO
Com Filipe Baltha

cantoO curso de Canto é oferecido em dois módulos semestrais, apesar de trabalharmos questões técnicas e profundas do universo do Canto, as aulas acontecem de forma leve e espontânea, permitindo a cada aluno desenvolver e explorar sua musicalidade de forma única, baseado em seus próprios objetivos. Dessa forma, o curso é voltado tanto àqueles que procuram o Canto como um hobby, quanto aos que têm objetivos profissionais no uso da voz.

O Módulo I concentra-se nas bases e princípios do Canto Popular, utilizando de exercícios, vocalizes, escalas e repertórios, para conhecer e aprimorar técnicas fundamentais como:
• Afinação;
• Respiração;
• Ritmo;
• Articulação;
O objetivo nesse primeiro momento, é alcançar uma Consciência Vocal, que permita ao aluno desenvolver suas capacidades, para então explorarmos as técnicas de Interpretação Vocal, onde estudaremos:
• Dinâmica;
• Timbre;
• Tessitura;
• Ressonância;

Turma:
Sexta das 20:00 as 22:00
Valores: sob consulta através dos telefones (11) 44380960 ou (11) 44276267

CINEMA
Com Hugo Farias

cursocinema

Com duração de 6 meses, o curso tem um caráter preparatório para atores que tem o interesse de se inserir no mercado cinematográfico, focado na introdução de técnicas de interpretação para cinema, através de exercícios práticos e conceitos teóricos de miss en scéne, roteiro e história do cinema, que contribuem para potencializar o trabalho do ator.
O curso de preparação de atores para cinema, vai possibilitar aos alunos a vivencia em um set de filmagem muito semelhante ao do mercado profissional, como produto final do curso serão realizados curtas metragens filmados e finalizados, assim como exercícios práticos serão filmados possibilitando um portfólio para todos os alunos envolvidos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
– Apresentação geral da história do cinema: origem, primeiros realizadores, contexto geral.
– Análise do processo de direção de grandes diretores.
– Realização de exercícios práticos com estrutura de set montada.
– Elaboração de roteiro e concepção do filme.
– Filmagem de curtas metragens.

%d blogueiros gostam disto: