No próximo domingo (26) o espetáculo de clown “Deu Nisso” terá duas apresentações na Escola Nacional de Teatro, às 18:00 e as 20:00h.

Nessa edição conversamos com a aluna Beatriz Castro que está no elenco do espetáculo e falou sobre o processo de montagem e a criação da personagem Quina:

RC20 – O espetáculo é resultado de um curso intensivo de clown, o que te motivou a participar desse curso? E como foi o processo das aulas pra vc?

BC – Eu vejo o palhaço como um ser capaz de transformar qualquer ambiente. Foi assim que minha curiosidade e interesse por essa arte começaram. Antes de começar o curso tivemos um workshop, que mesmo sendo curto emocionou todo mundo e deixou um gostinho de quero mais. Então quando foi aberta a turma para o curso…não pensei duas vezes em entrar. Todo o processo foi muito gostoso. A cada aula conhecíamos mais do outro e de nós mesmos, o que foi essencial para a criação do espetáculo inteiro.

 

RC20 – O que vc considera ter sido uma grande descoberta sobre o clown propiciada pela participação no curso?

BC – Acho que o palhaço carrega uma responsabilidade muito grande, que só percebi ao iniciar o curso. Em nosso cotidiano estamos acostumados em nos moldar conforme as situações, mostrar apenas o necessário de nós mesmos. O palhaço é 100% o tempo inteiro. 100% nossas manias, nossos defeitos, nossas vontades, enfim, não tem como esconder qualquer parte nossa quando se está com o nariz vermelho.

 

RC20 – Como se deu a criação do seu clown? Fale um pouco sobre ele

BC – A criação da minha clown se deu com o trabalho de conhecimento de mim mesma. Desde o começo nossa professora nos disse que o palhaço nada mais é do que nós mesmos dilatados. Com os exercícios da máscara neutra, muitas características minhas, que até então eu não tinha conhecimento, apareceram. A partir daí trabalhamos em cima disso. Esse trabalho se percebe desde o meu nome (Quina) até figurino e maquiagem. Durante o processo tive vários nomes, mas a Quina surgiu a partir de uma conversa minha com um amigo em que expliquei minha teoria sobre as quinas e os efeitos sonoros que elas produzem…conversa para outro dia (risos).

 

RC20 -Deixe um convite para que as pessoas assistam ao espetáculo

BC – “Deu Nisso” é um espetáculo totalmente nosso. Somos nós mais expostos do que nunca em cima do palco, cenas que escrevemos e criamos ao longo do curso além de cenas clássicas. É um grande orgulho mostrar tanto de cada um de nós para vocês e esperamos que todos se divirtam assim como nos divertidos durante todo esse processo.

%d blogueiros gostam disto: