Estréia em curta temporada o espetáculo clown “Deu Nisso” resultado do Curso Intensivo de Clown da E.N.T, o elenco formado por alunos traz o produto final de 1 ano e meio de trabalho na linguagem do clown. Destinado a crianças e adultos é uma ótima opção de diversão que estará em cartaz neste final de semana, 18 (sáb) as 20:oo e 19 (dom) as 19:oo.

“A partir de inspirações, expirações e muitas transpirações um grupo de jovens dispostos a se divertir imergiu durante quase um ano e meio nessa tal linguagem do palhaço, uma linguagem que requer muito empenho e coragem . Esses 10 aspirantes a palhaço trouxeram durante o curso  suas doces e sombrias realidades, lembranças, brincadeiras, improvisações e muita criatividade, de uma forma divertida suas criações e tradicionais esquetes circenses se mesclam nesse exercício em forma de espetáculo” explica Alê Siqueyra, professora e diretora do espetáculo.

 

Para saber mais sobre a peça batemos  um papo com Alê Siqueyra

RC20 – O espetáculo “Deu Nisso” é resultado do curso intensivo de clown realizado na Escola Nacional de Teatro, quais temas foram abordados durante o curso até o momento de iniciar a montagem da peça?

A.S – A máscara do palhaço é considerada a menor máscara do mundo, sendo assim a máscara que mais revela. Diante disso o curso partiu de exercícios utilizando a máscara inteira neutra desenvolvida pelo método Jacques Lecoq para a neutralização do corpo, depois partimos para a experimentação de outras máscaras como a Larvária, comédia humana e comédia dell arte para então por fim a máscara do palhaço, dentro desse processo os exercícios de jogos, relação, escuta , improvisação, leituras, referências de vídeo e esquetes do circo tradicional foram presentes em todo o curso. Além desse método foram aplicadas e despertadas as habilidades e curiosidades para incrementação do palhaço desenvolvido e descoberto de cada um, como: música, a acrobacia e o malabares.

RC20 – Como se deu o processo de criação do espetáculo?

A.S – Desde o primeiro dia de aula, propus que todos tivessem um caderno de ideias, para que anotassem as ideias que surgissem de improvisações durante as aulas, e de outras que aparecessem no dia a dia na observação do mundo ali fora. Com isso cada um desenvolveu um repertório, e juntando em grupos, duplas, trios ou até mesmo individuais criavam suas cenas, cenas que foram improvisadas na aula de comédia dell arte e passaram para o palhaço, esquetes tradicionais lidas de livros para os dias de hoje. E é claro utilizando as técnicas e habilidades desenvolvidas durante o curso, e deu nisso.

 

RC20 – Que habilidades são necessárias para um artista que deseja seguir a linha do Clown?

A.S – Não requer habilidades específicas, mas quanto mais habilidades tiver mais completo será. Para o palhaço qualquer mera habilidade pode se tornar uma grande especialidade, basta saber faze-la muito bem, seja saber tocar Beethoven na axila ou ser um exímio trapezista.

 

RC20) Qual caminho pedagógico você utilizou para transmitir os conhecimentos da técnica do Clown

A.S – O caminho pedagógico se dá a partir do que a turma pede, do que a turma necessita. Minha pedagogia é influenciada e inspirada em minha formação e a partir disso desenvolvo com o que eles me dão, eu apenas mostro algumas diretrizes, clareando coisas que existem dentro de cada um deles, afinal não modelo palhaços, eles existem a partir deles, é uma grande lente de aumento de cada um, e a pedagogia é mostrar caminhos, agora o exercício é escolher e caminhar…..caminhar.

 

SERVIÇO:

“Deu Nisso”

Gênero: Clown

Dir. Alê Siqueyra

Elenco: Alef Barros, Beatriz Castro, Bruno Galucio, Carol Cristina, Danilo Monteiro, Dover Buzoni, Jade Borges, Marcelo Schiavo, Thayse Martinez, Wilson Boa Morte

Temporada:

18/05 às 20:00

19/05 às 19:00

26/05 – duas sessões – às 18:00 e as 20:00

Local: Escola Nacional de Teatro – Rua Senador Flaquer 958 – Centro – Sto André

Ingresso promocional: R$ 10,00

  • Importante verificar a disponibilidade de ingressos por telefone (11) 44380960
  • Não realizamos reserva de ingressos
%d blogueiros gostam disto: