ENT completa 30 anos com série de retrospectivas

Autor
Autor

Em 20 de abril de 1992, pelas mãos do ator e produtor Renato Jacob, um novo espaço de cultura se constituía na Avenida João Ramalho em Santo André essa é a data de registro do primeiro documento que oficializava a abertura do Espaço Cultural Star ECUS, um espaço de ensino de múltiplas linguagens que ia do teatro ao piano. Com objetivo de focar exclusivamente no teatro alguns anos depois, ECUS se tornou Espaço Cultural Stanislavski dedicando-se aos cursos livres de teatro para crianças e adultos. Já tendo se mudado para a R: Senador Flaquer, 10 anos após sua fundação Andréa Weber passa a integrar o corpo gestor e inicia-se uma reestruturação que vai dos processos administrativos aos objetivos artísticos pedagógicos e uma nova razão social, a ECUS renasce ENT Escola Nacional de Teatro.

De lá pra cá a ENT se transforma na primeira e única escola técnica de teatro da cidade e referência em qualidade de formação e pesquisa em teatro. Em 2015 inaugura sua 2° unidade na Vila Assunção ampliando sua estrutura de ensino. Em 2019 inicia suas atividades com uma unidade em SP que se tornou um projeto temporariamente adiado devido a pandemia de covid 19.

Em 2022 comemoramos 30 anos desde a primeira semente cultivada pelo Renato e nesse momento damos o pontapé inicial às comemorações.

São 30 anos em que acima de tudo estão impressos em cada ato nosso o amor e respeito pelo teatro e pelas pessoas que fazem e fizeram História da nossa Instituição.

Atravessamos diferentes momentos históricos do país resistindo quando foi necessário resistir e produzindo cultura sempre. Demos vida aos nossos próprios espetáculos e demos palco a tantos outros que vieram de foram trazer arte pros nossos espaços.

30 anos não se resumem em algumas linhas portanto ao longo dos próximos 12 meses, e priorizando datas importantes da nossa história, nossos eventos e ações internas e externas serão de celebração e reavivação da memória das ações e dos caminhos que nos tornaram o que somos hoje

Nessa publicação inicial reafirmamos nossa gratidão a todas as pessoas que desde o primeiro momento de alguma forma fizeram parte dessa história e contribuíram com a feitura da ENT nas pequenas ou grande ações, palavras e sentimentos. De 92 à 2022 nosso profundo agradecimento a funcionários, professores, artistas convidados, amigos (os que seguem aqui e os que já se foram), alunos e pais que são a História da ENT.

Tal qual no Teatro somos Ação e Relação no cotidiano da ENT, que o amor, afeto, respeito, dedicação e ações bem intencionadas sigam norteando nosso trabalho e nos levando aos próximos 30 anos.