O livro “Eutonia, o saber do corpo” escrito por Miriam Dascal é a indicação da Revista Cena 20 dessa semana:

Eutonia envolve educação, terapia e arte do corpo, despertando  e cultivando a consciência da unidade psicofísica de cada individuo e proporcionando, por meio de sua pedagogia, uma infinidade de recursos para o desenvolvimento pessoal e artístico. Trata-se de uma atividade que busca revelar o mundo de seus praticantes, por meio de um investigação profunda da propria anatomia corporal, despertando e reconhecendo sensações, sentimentos, emoções, delírios e fantasias. Uma dança pode acontecer… Não uma dança que se apresenta como treino de determinada técnica, mas como um movimento que acontece de “dentro para fora”. Segundo Angel Viannam bailarina e pesquisadora em dança, é “um conjunto de reflexões e atividades que fortificam o homem, respeitando-se a individualidade e seu crescimento”.

A professora e coreógrafa Miriam Dascal, importunada por latentes questões sobre o corpo e sobre o significado da dança – Qual o significado da dança? Como encontrar na dança uma relação entre a individualidade e o entorno do sujeito? Como compreender o corpo? – nos brinda com este guia, repleto de relatos, para se construir uma linguagem do movimento que expresse a pessoalidade de cada um, possibilitando gerar e ampliar experiências do individual para o coletivo e promovendo a socialização e a participação num processo de criação coletiva.

MIRIAM DASCAL é bailarina e terapeuta corporal, com mestrado em artes pela Unicamp. Especialista em eutonia, formada, em 1991, naArgentina, pela primeira escola de eutonia da America Latina. Diretora do Espaço Aanga Arte-Educação do Movimento, em São Paulo.

 

ONDE COMPRAR:

EDITORA SENAC – http://www.editorasenacsp.com.br/portal/produto.do?appAction=vwProdutoDetalhe&idProduto=20833

AMERICANA.COM – http://www.americanas.com.br/produto/6683359/livro-eutonia-o-saber-do-corpo

 

%d blogueiros gostam disto: