DESCRIÇÃO

A começar pela ironia do subtítulo, ele é todo permeado pelo humor e pela inteligência do biografado. Personagens como Harpagão, O Avarento; Argan, O Doente Imaginário; e Feste, O Bobo de Noite de Reis; Pablo Mariz/Diego, o motorista de Papa Highirte; Amado Ribeiro, o jornalista de O Beijo no Asfalto; e o rei Claudio, de Hamlet, são algumas das experiências teatrais inesquecíveis de Tonico Pereira que, recusando a aura de artista, gosta de afirmar ter-se tornado ator quase que por acaso, à medida que dessa profissão foi obtendo retorno financeiro.

A partir de seu primeiro filme, A Lira do Delírio, de Walter Lima Jr. em que entrou como figurante e acabou indicado para prêmio como ator coadjuvante, Tonico tornou-se um especialista de segundos ou mesmo pequenos papéis, que trabalha com cuidados de ourives de modo a dar-lhes um relevo à primeira vista insuspeitado. Foi assim com o Chico Moleza, da novela Gabriela e com o Zé Carneiro do Sitio do Pica-Pau Amarelo que, da modesta figura inicialmente prevista no roteiro, chegou a ter mais popularidade que a boneca Emilia, a estrela de Lobato.

Esse ator improvável, preparado na escola dos palcos dirigidos por Luiz Mendonça e Amir Haddad, que não produz e mantém-se disponível para aceitar diferentes propostas de trabalho, oferece neste livro uma instigante reflexão sobre o processo de interpretação. Ao mesmo tempo, com o humor e a exuberância que o caracterizam, narra e comenta sua trajetória do teatro amador aos grandes palcos nacionais, do interior fluminense à cena cinematográfica internacional. Mais de cem fotos, depoimentos e lembranças de amigos e companheiros de ofício completam este livro, que pode ser lido também como um divertido conjunto de casos da vida artística carioca dos ultimos trinta anos.

O depoimento de Tonico Pereira, concedido à professora e ensaista Eliana Bueno Ribeiro, constitui mais marco no trabalho de resgate e preservação da memoria cultural brasileira empreendido pela Coleçao Aplauso da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo.

*** Este livro pode ser baixado gratuitamente no site da Imprensa Oficial:
http://aplauso.imprensaoficial.com.br/livro-interna.php?iEdicaoID=299***

%d blogueiros gostam disto: