Renato Jacob

Ator, diretor, cenógrafo e fundador da Escola Nacional de Teatro.

Formado em Arte Dramática. Fez parte dos grupos de estudos do Grupo Tapa em SP pesquisando Anton Tchekhov e Matei Visniec com Clara Carvalho e Malu Bassan. Nelson Rodrigues com Brian Penido Ross e Guilherme Sant’anna. Em sua trajetória de formação diretor e de ensino como professor pesquisa a estética realista e impressionista sob viés do sistema Stanislavski.

Especializou-se em interpretação para televisão estudando com profissionais com Vida Alves, Wolf Maya, Dennis Carvalho e Walter Avancini.

Na área de TV  também estudou e produziu cursos com vários diretores tais como: Wolf Maya, Aloyzyo Filho, Lucia Abreu, entre outros. No cinema teve a oportunidade de estudar com os cineastas: Cristiano Burlan, Rejane Arruda e Ivo Muller; E com o preparador de elenco Luís Mário Vicente.

Trabalhou ao lado dos renomados Renato Scripilitti e João Roberto Simões, cenógrafo e produtor respectivamente, realizando com eles mais de 25 espetáculos profissionais trabalhando com nomes como Raul Cortez, Antônio Fagundes, Bibi Ferreira, Marcos Caruso, Jandira Martini, Francarlos Reis, Gianni Ratto entre outros.

Entre seus trabalhos mais relevantes ressalta-se: a primeira montagem de “Visitando Sr Green” com Paulo Autran e direção de Elias Andreatto, “Procura-se um Tenor” com direção de Bibi Ferreira, “Porca Miséria” com direção de Gianni Ratto, “Greta Garbo Quem diria Acabou no Irajá” com direção de Wolf Maya, “Algo em Comum” com Clarisse Abujamra e direção de Marcio Aurélio, “Descalços no Parque” com direção de Jacques Lagoa, “Visão Cega” com direção de Zé Renato. “O Vison Voador” com direção de Ary Toledo e “A Importância de Ser Fiel” do Grupo Tapa.